Em que consiste o processo de fiscalização de unidades EX

As unidades industriais sujeitas a riscos de explosões e incêndios estão permanentemente propensas á fiscalização das entidades responsaveis pela integridade dos trabalhadores (MTE), da agua do ar e do solo (Cetesb e equivalentes)   do patrimônio (Bombeiros e Seguradoras) e pela Agencia Nacional do Petroleo .

As empresas que formam parte deste grupo de riscos são as químicas, petroquímicas, do petróleo, de distribuição de combustíveis, fabricantes de gases industriais, tintas e vernizes, borrachas, plásticos, resinas, essências e fragrancias,farmacêuticas, usinas de açúcar e alcool, biodiesel,carvão, industrias de alimentos, processamento de grãos, siderúrgicas, etc.

Esta fiscalização que  tem como objetivo “garantir a operação com segurança  dessas unidades”, exige das empresas uma serie de documentos que são  a base do gerenciamento desses riscos, sendo eles:

  1.  Os desenhos de classificação de áreas atualizados, devendo ser desenvolvidos por profissionais habilitados, experientes , capacitados e de preferencia, certificados.
  2.  O Atestado de Regularização dos sistemas elétricos existentes ou, na falta deste o Relatorio de Inspeção, detalhando as não conformidades existentes, que deve ser feito também por profissional  habilitado, experiente, capacitado e de preferência certificado.
  3.  Os Certificados de Conformidade dos equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados.
  4.  Prova documental da Capacitação de todos os envolvidos com a operação da unidade, e
  5.  O Laudo de Regularização emitido pelo responsável, com o recolhimento da ART.

Quanto ao Corpo de Bombeiros e Seguradoras a empresa é obrigada a apresentar , alem da documentação acima , o AVCB atualizado.

Anúncios